3% dos aposentados se sustentam hoje com previdência privada

3% dos aposentados se sustentam hoje com previdência privada

Embora a previdência privada seja uma ótima alternativa para a segurança financeira no futuro, ainda é uma realidade para uma parcela muito pequena da população. De fato, apenas 3% dos aposentados atualmente têm a modalidade como meio de subsistência.


Esse dado foi divulgado na pesquisa Brazilian Investor X-Ray realizada pela Anbima em parceria com o Datafolha. Para saber mais sobre o tema, veja abaixo.

3% dos aposentados se sustentam hoje com previdência privada

Assim, de acordo com o levantamento, os recursos do INSS são hoje a fonte de renda de 92% dos aposentados no Brasil. A proporção dos que recorrem ao regime privado de velhice é de 3%, assim como a proporção dos pensionistas que vivem do seu próprio salário ou do da sua empresa, ou seja, continuam a trabalhar.
Portanto, recursos da família ou dos filhos manteve-se em 2%, e os rendimentos de pensões, aluguéis ou investimentos sustentam 1% dos aposentados.

Segundo a Anbima, um dos fatores que levam à baixa adesão aos planos de previdência privada é o preço. Afinal, a maioria dos brasileiros não encontra renda para investir nesse objetivo. Hoje, 70% da população não pode fazer nada no final do mês, disse a federação.

Além disso, a crise gerada pela pandemia de covid-19 tornou ainda mais difícil separar renda para o futuro. Muita gente está com problemas de dinheiro para situações imediatas, não fazendo sobrar parte da renda para investir no amanhã.

Porém, a pesquisa mostrou também que pessoas de classe A e B aderiram mais à previdência privada, com um total de 8%.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.