Aposentadoria para donas de casa que nunca contribuíram? Veja se isso é possível
Estar no comando de uma casa é uma tarefa difícil que exige muito das donas de casa. Este serviço árduo não é remunerado portanto, muitas pessoas duvidam de seus direitos. Então, como funciona a pensão para donas de casa que nunca contribuíram.
O Instituto Nacional de Previdência Social é o órgão semigovernamental responsável pelo pagamento de subsídios e benefícios. Mas as pessoas que não trabalham fora de casa? Saiba mais sobre aposentadoria para donas de casa que nunca contribuíram.
Como funciona a pensão para donas de casa que nunca contribuíram?
Ser dona de casa não é um obstáculo para receber sua pensão na velhice. As mulheres que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico têm seus direitos garantidos se seguirem algumas orientações.
Para ter segurança na velhice, é preciso se preocupar com anos de antecedência. Porque as donas de casa têm que contribuir para a previdência social como seguradas eletivas.
Quanto mais cedo você começar a pagar, melhor para você, pois é exigido um período mínimo de contribuição de 15 anos (aprox. o valor de um salário mínimo no caso de uma família de baixa renda). Veja quais outros requisitos são necessários para poder receber o valor.
- Receita de Lasanha de Camarão: Um Delicioso Prato para Saborear
- Dinheiro na mão – Saiba quanto você tem a receber no Registrato 2023
- Teen Wolf saiu da Netflix: Fãs não encontram a série
- Bem-vindo a Junho: Desfrute das Melhores Frases para Iniciar o Mês com Energia Positiva
- Dietas y consejos efectivos para perder peso de forma saludable
Requisitos de aposentadoria de dona de casa
Para se registrar no INS, você deve ligar para o 135 ou fazê-lo através do site da Previdência Social. Após o registro, você precisará preencher o Guia da Previdência Social. Se você estiver cadastrado no CadÚnico, poderá depositar apenas 5% do salário mínimo vigente. Se você não estiver no CadÚnico, esse valor é de 11%.
Neste caso, a contribuição deve ser de no mínimo 15 anos e ter direito a aposentadoria após os 60 para mulheres e 65 para homens. A pessoa também não deve ter nenhuma fonte de renda. Para os cidadãos que nunca contribuíram para a Previdência Social, a única opção viável é viver em extrema pobreza.
Esta categoria só se enquadra para maiores de 65 anos e com renda inferior a ¼ do salário mínimo . A melhor opção para as donas de casa é começar a contribuir o quanto antes para que possam se aposentar com tranquilidade. A pensão para donas de casa que nunca fizeram contribuições é feita apenas neste caso mencionado acima.
- Receita de Lasanha de Camarão: Um Delicioso Prato para Saborear
- Dinheiro na mão – Saiba quanto você tem a receber no Registrato 2023