Auxílio Brasil e Vale-Gás tem pagamentos esta semana?

De acordo com a Secretaria de Cidadania, não há previsão de pagamento de nenhum benefício do governo federal nesta semana. Portanto, nem o Auxílio Brasil nem os vouchers de gás serão liberados nos próximos dias, pois a transferência desses itens não será retomada até o dia 14 de abril.

Na semana passada, o governo federal concluiu os pagamentos do Auxílio Brasil referentes ao mês de março, quando pelo menos 18 milhões de pessoas receberam o benefício no mês passado. Segundo o Ministério da Cidadania, esse é o maior número de pessoas atendidas por um programa social fixo na história do Brasil.

No dia 14, as transferências para o Auxílio Brasil serão retomadas, começando pelos beneficiários cujo Número de Cadastro Social (NIS) termina em 1. De acordo com a Caixa Econômica Federal, nas primeiras horas da manhã, o dinheiro vai entrar nessas pessoas.

Já o último pagamento do vale-gás, de acordo com o Ministério da Cidadania, aconteceu em fevereiro de 2022 e atendeu cerca de 6 milhões de pessoas com um repasse no valor de R$ 50,00.

Como o Auxílio Brasil, o pagamento do vale-gás já tem uma previsão de voltar. Os repasses do benefício acontecerão no mesmo cronograma do Auxílio Brasil, começando dia 14 de abril, pelas pessoas com NIS terminado em 1.

Auxílio Brasil x Vale-gás


Por mais que o vale-gás e o Auxílio Brasil sejam pagos de acordo com o mesmo calendário, o número de contemplados dos dois programas sociais são diferentes, pois o Auxílio Brasil atende cerca de 12 milhões de pessoas a mais do que o vale-gás. Sendo que este cenário não deve mudar esse mês.

Outra diferença entre os dois programas é a frequência de repasse, já que o Auxílio Brasil é feito mensalmente, enquanto no vale-gás, o pagamento é feito de maneira bimestral.

Como se inscrever para receber o Auxílio Brasil e Vale-gás?

Assim como o Auxílio Brasil, o vale-gás é pago às famílias que já estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por meio da CAIXA Econômica Federal. Para se inscrever no CadÚnico é necessário ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em sua cidade e solicitar o cadastramento

Fiz meu cadastro no CadÚnico, mas ainda não fui selecionado para receber o vale-gás. Por quê?

​A inscrição no CadÚnico não garante a seleção da família para o vale-gás. A triagem acontece todo mês e a pessoa selecionada receberá um comunicado oficial pelo órgão gestor do programa.

Até 2023, todos os beneficiários do Auxílio Brasil receberão também o vale-gás.

Calendário de pagamento do Auxílio Brasil e vale-gás de abril

O cronograma de pagamentos segue conforme o último dígito do NIS. E em abril irão do dia 14 ao dia 29, sempre nos dias úteis, conforme calendário abaixo:

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.