Bolo de Mandioca

Bolo de Mandioca

A mandioca é um vegetal de raiz que pode ter se originado nas florestas tropicais da América Central ou do nordeste do Brasil. Evidências arqueológicas sugerem que a mandioca foi cultivada pela primeira vez por volta de 600 EC no Peru e acredita-se que tenha se originado nessa região. 

A evidência mais antiga do cultivo da mandioca está na região amazônica. As folhas do Vale de Casma, no Peru, têm mais de dois mil anos. Há também evidências arqueológicas do Caribe, onde os Caribs e Arawaks cultivavam a planta. Os Arawaks chamavam de yuca, enquanto os Caribs chamavam de kasabi.

A mandioca foi introduzida nas Américas por comerciantes portugueses no século XVI. Rapidamente se tornou um alimento básico em muitas regiões tropicais. Ainda hoje é cultivado no sudeste da Ásia, nas ilhas do Pacífico e no Caribe. Essa talvez seja a contribuição mais significativa das Américas para essas regiões. Johnson, historiador e antropólogo, mapeou sua disseminação e explica como a planta foi introduzida e adotada.

Na América Latina, a mandioca era amplamente cultivada por pequenos agricultores, escravos e plantadores de açúcar. Era uma cultura básica nos trópicos até a introdução do açúcar pelos portugueses no século XVI. Por causa de sua resistência à seca, foi usado no comércio de escravos entre a África e o Brasil. Nas regiões tropicais, a mandioca é um alimento básico.

Hoje deixaremos a você uma deliciosa receita de bolo de mandioca que vai fazer o seu café da manhã ainda mais delicioso.

Vamos aprender o bolo de mandioca a seguir?

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 1 pacote 50g de coco ralado
  • 1 pacote 50g de queijo ralado
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 3 xícaras de mandioca ralada grosso
  • 1 e 1/2 xícara de açúcar
  • 3 colheres de manteiga
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

Modo de fazer?

  1. Bata a manteiga com o açúcar e os ovos, misture a mandioca ralada, junte a farinha e o fermento.
  2. Por último, acrescente o coco e o queijo ralado.
  3. Asse em forma untada em forno preaquecido por 40 minutos.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.