No sábado (14), o governo do estado do Rio de Janeiro começou a emitir o cartão com o auxílio de R$ 3 mil. O benefício faz parte do programa Recomeçar e beneficiará famílias de baixa renda afetadas por enchentes, deslizamentos, deslizamentos e incêndios.
Os primeiros beneficiários foram moradores dos municípios de Belford Roxo e Mesquita na Baixada Fluminense. Um dos critérios de elegibilidade mais importantes para receber assistência é a declaração de estado de calamidade ou emergência.
Durante a primeira entrega das cartas, o governador Cláudio Castro reiterou o compromisso do Estado em ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no início de abril.
Estamos ajudando a reconstruir vidas e histórias de famílias perdidas neste ano tempestades perderam tudo . Os cidadãos podem usar o Recomeçar para comprar móveis e eletrodomésticos novos, além de materiais de construção. Investimos em ações que garantam os direitos fundamentais dos cidadãos do Rio de Janeiro.
Saiba como pedir o cartão com auxílio de R$ 3 mil
De acordo com texto publicado no Diário do Estado do Rio, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
Renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar combinada de até três salários mínimos no época do desastre;
Dados atualizados no Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico);
morar em municípios onde a defesa civil reconheceu situação de desastre;
morar em imóveis diretamente atingidos .
A inscrição das famílias para receber é feita pelos próprios municípios afetados. O Cartão Recomeçar é emitido pelo Banco do Brasil e entregue pelas prefeituras. O benefício pode ser utilizado 72 horas depois da entrega, não sendo possível sacar o valor em espécie.
O pagamento do Cartão Recomeçar será em parcela única, com recursos do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social. O benefício só pode ser usado para a compra em lojas que permitam a comercialização dos itens previstos no programa.