Como fazer para receber o auxílio doença? Saiba mais

Como fazer para receber o auxílio doença? Saiba mais

Embora seja um benefício bastante popular e que auxilia milhares de brasileiros mensalmente, ainda há muitas dúvidas de como fazer para receber o auxílio doença. Desse modo, veja neste artigo o passo a passo completo de como realizar a solicitação do início ao fim.

O que é o auxílio doença?

Trata-se de um benefício oferecido pelo Governo Federal, a fim de auxiliar pessoas que estão temporariamente incapacitadas de exercer suas funções trabalhistas em função de alguma doença, seja ela física ou mental.

Muitos acreditam que seja um ‘favor’, mas na verdade, é direito de todo trabalhador que esteja devidamente registrado nos órgãos privados ou públicos de asseguração.

Por exemplo, funcionários que trabalham em empresas como a Grendene, possuem esse benefício e para solicitá-lo é bem simples.

Como funciona o auxílio doença?

Para ter direito ao benefício, é necessário ter cumprido o período de carência de 12 meses – isto é, 12 contribuições para o INSS, e então, solicitar a perícia médica.

Entretanto, há doenças que são isentas de qualquer carência, e geralmente são doenças graves e que precisam de um cuidado mais complexo e diferente. Podemos citar algumas delas, como por exemplo: cegueira, alienação mental, hanseníase, etc…

Desse modo, visto que o trabalhador encaixa-se nesses requisitos e cumpriu totalmente os períodos de carência, é hora de solicitar o benefício em questão; de maneira simples, rápida e fácil.

  • Curiosidade: com o advento da tecnologia, todo o procedimento pode ser realizado de forma totalmente online!

Como dar entrada no auxílio doença?

Visto que o trabalhador encaixa-se nos requisitos citados acima. É a hora de solicitar o auxílio doença, e então, entender de uma vez por todas como fazer para receber o auxílio doença.

  • Entre no site MEU INSS
  • Faça login e escolha a opção ‘Agendar perícia’
  • Clique em ‘Agendar’ e preencha as informações

Pronto! Feito isso, basta estar no dia, lugar e hora marcada em uma agência do INSS, e assim, esperar a resposta e feedback do perito técnico do INSS. Muitas pessoas optam por advogados, mas é algo que pode ser feito por qualquer pessoa.

Como fazer para receber o auxílio doença?

Sendo válido ressaltar que o benefício é concedido de acordo com a saúde do segurado, até ele estar novamente capacitado para adentrar no mercado de trabalho, e com isso, para receber o auxílio doença é necessário apenas estar dentro dos requisitos acima.

Tal como a aposentadoria, é possível receber o auxílio doença em qualquer Casa Lotérica ou agência da Caixa espalhada pelo Brasil. Sendo necessário apenas levar o cartão do benefício e identidade do titular.

Portanto, o valor é variável e representa 100% do salário mínimo. Visto que para solicitar o benefício é necessário apenas os documentos pessoais e o máximo possível de laudos e exames para comprovar o estado de saúde.

E então, o que achou do guia completo de como fazer para receber o auxílio doença?

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.