Concurso Polícia Civil PC RO 2022: Edital está perto de ser divulgado, prevê secretário

Concurso Polícia Civil PC RO 2022: Edital está perto de ser divulgado, prevê secretário

Concurso Polícia Civil PC RO 2022: Edital está perto de ser divulgado, prevê secretário

A Polícia Civil de Rondônia abrirá novo concurso público (Concurso PC-RO 2022) a qualquer momento. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel José Hélio Pachá, o documento de abertura está prestes a ser publicado. A declaração foi feita nesta segunda-feira (27/06) no site da Folha Dirigida.

No mês de maio, o secretário anunciou que o processo de contratação do Comitê de Competição do PC-RO 2022 foi concluído pelo secretário Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), sendo a divulgação de edital de responsabilidade da empresa.

Por isso, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe) deve fazer o último Fazer ajustes para publicação do edital PC-RO 2022.

O edital Polícia Civil 2022 para a Polícia Civil de Rondônia está previsto para ser publicado com 319 vagas, segundo o Diretor do Estado Interno Policial, Thiago Flores, recentemente em entrevista a um portal de preparação para seleções públicas.

A previsão de distribuição das vagas é a seguinte:

  • delegado (10 vagas);
  • médico legista (10);
  • datiloscopista (40);
  • agente (145);
  • escrivão (100); e
  • técnico em necropsia (14).

Todas as posições acima exigem uma educação universitária completa. A carga horária dos cargos é de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), com a conclusão do processo de seleção do banco, o próximo passo agora será a abertura do PC RO Contest.

Em fevereiro, o governo de Rondônia anunciou haver concluído o processo de inscrição para o banco organizador responsável pela realização dos concursos da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRO) e Polícia Técnico-Científica. Do Estado de Rondônia (Politec). O Cebraspe será responsável pelos editais.

A instituição selecionada foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), informou o governo.

A implementação deste concurso atende aos anseios da nossa polícia e corpo de bombeiros militar, que há algum tempo não investe em novos efetivos. Com isso, esperamos melhorar ainda mais a qualidade dos serviços que nossas forças de segurança estaduais prestam à população, disse o chefe da Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá.

O Secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, José Hélio Pachá, nomeou uma nova comissão organizadora que ficará responsável por três comunicados de segurança pública.

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial, o grupo de trabalho terá a tarefa de propor mudanças na legislação que regulamenta a concorrência para as três instituições (PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil): seleção, seleção e decisão sobre a contratação do Organizador Comitê; e organizar e monitorar as fases internas e externas de seleção.

  • Paulo Henrique da Silva Barbosa (presidente)
  • Anderson Fernandes Melo (vice-presidente);
  • Cel. PM Rone Herton Dantas de Freitas (membro);
  • Alessandra Marcela Paraguassu Gomes (membro); e
  • Maj. BM Mérycles Guedes Nunes (membro).

Concurso PC RO 2022

O concurso público PC-RO 2022 deverá ter 319 lugares distribuídos entre os lugares delegados (10 lugares); legista (10); digitador (40); agentes (145); funcionário (100); e técnicos de necropsia (14).

Conforme o gerente geral da empresa, Samir Fouad Abboud, os candidatos em potencial podem obter editais de concursos anteriores, bem como documentos de outros estados para se basearem no próximo concurso do órgão.

Ele também deu dicas de como encontrar cursos de preparação para a carreira policial e como começar a praticar atividade física imediatamente.

“‘Ser policial é um sacerdócio, é uma profissão muito dinâmica, para a qual o policial civil deve ser vocacionado para o desempenho, exige capacidade e iniciativa, responsabilidade, comprometimento com o trabalho a ser realizado, controle emocional, visto que a missão do policial é cumprir a lei e promover a justiça social, muitas vezes colocando sua vida em risco para proteger a sociedade”, esclareceu Fouad Abboud.

PC-ROs último concurso público RO


PC-ROs último concurso público foi publicado em 2014. Na época, foi lançado o anúncio para preencher nada menos que 144 vagas em cargos de ensino médio e superior com salários entre R$ 3.332,46 e R$ 11.213,14 respectivamente (10), perito criminal (08), policial à paisana (40), escrivão à paisana (70), secretário ofertado (cinco), técnico de necropsia (sete), legista (dois) e técnico de laboratório (02). A Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) organizou o edital.

No caso do ensino superior, o concurso incluiu provas objetivas e discursivas, prova de aptidão (TAF) e avaliação de títulos; exame oral; e curso de capacitação.

No caso do ensino médio, as provas foram divididas em provas objetivas, redação e TAF. Houve também uma prova prática de redação para os candidatos ao cargo de escriturário. A segunda fase da competição incluiu um curso de formação.

A prova objetiva contou com questões relacionadas aos cargos de Língua Portuguesa, Atualidades, Conhecimento Regional, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Resumo do concurso PC RO 2022

  • ÓrgãoConcurso da Polícia Civil do Estado de Rondônia 2022 (Concurso PC RO 2022)
  • Cargos: delegado, médico legista, agente de polícia, escrivão de polícia, papiloscopista e técnico em necropsia
  • Vagas: 319
  • Requisito: nível superior
  • Remuneração: a definir
  • Banca: Cebraspe
  • Publicação do edital: 2022

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.