Concurso Polícia Civil PC TO 2022: governo aprova edital de eleição bancária.

Concurso Polícia Civil PC TO 2022: Governo aprova Edital de Eleição Bancária

Polícia Civil do Tocantins pode abrir novo concurso público para preencher 332 vagas.

A Polícia Civil do Tocantins abrirá em breve um novo concurso público (Concurso PC TO 2022). O governador do estado, Wanderlei Barbosa, assinou a autorização para selecionar o organizador do evento na última quarta-feira, 25 de maio. Espera-se que o edital seja publicado ainda este ano.

Uma comissão organizadora será contratada para receber as inscrições, facilitar e conduzir as etapas de seleção, como as provas objetivas.

Segundo o governador, a abertura do novo concurso representa a preocupação das administrações estaduais em fortalecer a segurança pública.

“Isso significa a reposição de homens e mulheres para a nossa Polícia Civil, fortalecendo as forças de Segurança Pública do Estado [SSP]. O secretário tem toda a autorização do Governo para dar andamento ao concurso”, reforçou Barbosa.

O secretário do SSP, Wlademir Costa, também falou sobre os preparativos para o concurso PC-TO e a importância do apoio dos governadores às medidas da pasta.

  • “Estamos com uma comissão formada e trabalhando com muito empenho nos trâmites de realização desse concurso, que é tão aguardado. Esse apoio só confirma o desejo desse Governo de ver nossa Polícia Civil mais forte, como mais qualidade de trabalho, o que afeta diretamente o serviço prestado à população. Faremos de tudo para que este certame saia ainda neste ano”, disse.

Concurso PC TO 2022: Comissão organizadora

De acordo com informações compartilhadas pela Secretaria Estadual de Segurança Pública em 19 de janeiro, uma nova comissão foi formada para preparar o evento das empresas. O novo grupo de trabalho tem a seguinte composição:

  • Wanderson Chaves de Queiroz – Corregedoria-Geral da Segurança Pública;
  • Ibanez Ayres da Silva Neto – Delegacia-Geral da Polícia Civil;
  • Aldenis Bezerra Cavalcante – Superintendência de Polícia Científica;
  • Maria Luiza Gomes de Aguiar – Secretaria da Administração;
  • Zenobio Cruz da Silva Arruda Junior – Secretaria da Administração;
  • Mauricio Kraemer Ughini – Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Elírio Putton Junior – Membro do Conselho Superior da Polícia Civil.

Concurso PC TO 2022 com um pouco mais de 300 vagas

Novo concurso público da Polícia Civil do Tocantins deve abrir um total de 332 vagas imediatas. Observe a distribuição por posição:

  • Agente de polícia (nível superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação – CNH): 133 vagas;
  • Delegado de polícia (nível superior em Direito e CNH): 45 vagas;
  • Escrivão (nível superior em qualquer área e CNH): 58 vagas;
  • Papiloscopista (nível superior em qualquer área e CNH): 24 vagas;
  • Peritos (nível superior em áreas específicas e CNH): 60 vagas;
  • Agente de necrotomia (nível superior em Enfermagem e CNH): 12 vagas.

No caso do cargo de Perito, é possível que as vagas sejam abertas para as áreas de Medicina, Odontologia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Matemática, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias, Arquitetura, Processamento de Dados, Sistemas de Informação, Agronomia, Medicina Veterinária, Zoologia, Zootecnia, Gestão em Trânsito e Transporte, Física, Química, Química Industrial, Farmácia, Bioquímica, Engenharia Florestal, Mineralogia e Geologia. É importante ressaltar que as áreas que serão contempladas no próximo concurso PC TO para perito ainda não foram confirmadas.

O governador do estado, Mauro Carlesse, aprovou a realização do novo evento corporativo. Nesta ocasião foi formado o comitê organizador da seleção.

“Precisamos aparelhar o estado, investindo em Segurança Pública. O novo concurso é uma necessidade e uma responsabilidade já ajustando para os anos seguintes. O concurso mostra qualidade, traz pessoas com capacidade”, disse o governador.

Os preparativos do grupo de trabalho já foram iniciados.

“O Governo do Tocantins autorizou no dia 3 de março a Secretaria de Estado da Segurança Pública a adotar medidas necessárias para o lançamento do novo concurso para provimento de cargos da carreira da Polícia Civil e isso já está sendo providenciado. Mais informações serão repassadas em momento oportuno”, 

disse o órgão ao site Folha Dirigida.

A competição PC-TO 2022 pretende preencher as vagas não preenchidas no estado. Segundo o ministro da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, 37% dos cargos da empresa estão vagos. Há também a próxima aposentadoria de outros agentes.

A polícia civil será fortalecida com mais funcionários selecionados através de um processo de licitação pública razoável. Ao anunciar a comissão que preparará um novo concurso público, o governo reafirma a importância da segurança pública, disse o secretário Cristiano Sampaio.

Por ocasião do anúncio do edital do concurso PC-TO 2021, o governo do estado também assinou o prazo para inscrição dos recém-admitidos com referência ao último edital. Quarenta e seis delegados, funcionários e especialistas foram convocados para formar a força das corporações. Você já concluiu o treinamento.

A validade dos últimos sorteios PC-TO expirou em março deste ano. Portanto, o governo já está em processo de abertura de um novo edital.

Cristiano Barbosa Sampaio falou sobre a importância da nova competição para dar oxigênio à polícia civil.

É esse capital humano que faz as coisas acontecerem. Ao anunciar esta nova competição, você está enviando uma mensagem de que a segurança é importante. Reafirmo o compromisso de aumentar a segurança no estado, disse Sampaio ao governador.

Último edital do concurso PC TO

O último edital do concurso PC-TO foi publicado em 2014. À época, a seleção resultou em 515 vagas para carreiras universitárias, distribuídas da seguinte forma:

  • Delegado: 131 vagas (97 imediatas, 29 para cadastro e 5 para pessoas com deficiência);
  • Médico Legista: 12 vagas (9 imediatas e três para cadastro);
  • Peritos: 74 vagas (56 imediatas e 18 para cadastro);
  • Agente de necrotomia: 26 vagas (19 imediatas, 6 cadastro e 1 PcD);
  • Papiloscopista: 13 vagas (9 imediatas, 3 cadastro e 1 PcD);
  • Escrivão: 210 vagas (153 imediatas, 48 cadastro e 9 PcD);
  • Agente de polícia: 49 vagas (35 imediatas, 11 cadastro e 3 PcD).

O diploma de bacharel em direito é necessário para se candidatar a um delegado. Por outro lado, agentes, escriturários e papiloscopistas exigiam que os candidatos tivessem graduação em qualquer área e qualificação categoria B.

No caso de agente de necrotomia, o candidato deveria ter graduação em enfermagem e também a CNH categoria B. Os salários na época chegavam a R$ 10.735,28.

O concurso incluía provas objetivas e discursivas, exames médico e psicológico, prova de aptidão física e avaliação de títulos. Depois disso, os aprovados nas etapas anteriores passaram por um treinamento.

O concurso foi aprovado em 2017. O resultado teve validade de dois anos, mas foi prorrogado por mais dois anos em 2019 e era válido até março de 2021.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.