Concurso Polícia Penal CE: Edital é autorizado com cerca de 600 vagas

Concurso Polícia Penal CE: Edital é autorizado com cerca de 600 vagas

Concurso Polícia Penal CE: Edital é autorizado com cerca de 600 vagas

A Delegacia de Polícia Criminal do Estado do Ceará abrirá um novo concurso público (Concurso de Polícia Criminal CE). O secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, anunciou que a governadora Izolda Cela já aprovou um novo concurso público para 2023 com aproximadamente 600 vagas.

No próximo ano (2023) mais 600 ou mais detetives, apenas com a segurança pública em mente, considerando a remoção de PMs que ainda guardam guaritas para poderem fazê-lo nas ruas, disse Albuquerque.

Com a confirmação, agora é espera-se que nos próximos dias seja publicado no Diário do Estado o Certidão de Admissão ao Concurso de Polícia Criminal CE.

Anteriormente, o Secretário já havia anunciado que já seriam realizados estudos para a abertura de um novo concurso público para a Delegacia de Polícia do Ceará.

A PEC 104/2019, que criou a Delegacia de Polícia Criminal do Estado do Ceará, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará. Agora, a proposta que deu início à carreira aguarda aprovação do governador Camilo Santana. Cerca de 3.700 oficiais da ativa serão beneficiados com a lei, que segundo o secretário de Administração Penitenciária Mauro Albuquerque criará aposentadorias justas e maior suporte de segurança pessoal e institucional para os cargos de oficiais.

Além disso, as diretrizes orçamentárias da Lei de O Ceará segue propondo concurso público para a categoria.

O Concurso Polícia Penal CE

As atribuições do agente penitenciário (polícia criminal) são monitorar, manter, vigiar, acompanhar, prestar assistência e orientar as pessoas que são trazidas para as penitenciárias estaduais.

O salário inicial do cargo é composto de vencimento atribuído à referência 1 do Grupo de Atividades de Apoio Administrativo Operacional – ADO, da Carreira de Segurança Penitenciária mais Gratificação de Atividades Especiais e de Risco – GAER e Adicional Noturno, somente quando o Agente estiver submetido ao plantão no período noturno.

Último concurso AGEPEN CE

Também foi aberto o último concurso para a profissão com a nomenclatura do agente penitenciário (Concurso AGEPEN CE). A seleção, que abriu em 2017, tinha 1.000 vagas para o cargo de agente penitenciário, 850 para candidatos do sexo masculino e 150 para candidatas do sexo feminino. O Instituto AOCP organizou a competição.

O salário inicial era de R$ 3.747,29. Um total de 1.695 candidatos foram indicados para a competição.

A carga horária a que o titular do cargo está submetido é de 40 (quarenta) horas semanais, excluindo plantão, que inclui 12 (doze) horas de corrida e 36 (trinta e seis) horas de intervalo, podendo alternar dia e noite, nos termos do art. 4º da lei n. 14.582 de 21 de dezembro de 2009.

Etapas do concurso Agepen CE


A primeira fase constou de prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório e a segunda fase constou das 5 etapas seguintes:

  • Inspeção de Saúde que compreendeu exames médico, odontológico e toxicológico (eliminatório);
  • Avaliação de Capacidade Física (eliminatório);
  • Avaliação Psicológica (eliminatório);
  • Investigação Social e Funcional (eliminatório);
  • Curso de Formação Profissional com duração de 200 horas (classificatório e eliminatório)

De acordo com o edital, todas as fases e etapas da competição aconteceram na cidade de Fortaleza/CE, assim como o Curso de Capacitação Profissional, fase final da competição.

Prova objetiva

Para passar na prova objetiva, o candidato não só precisava ser eliminado por outros critérios especificados no edital, como também preencher pelo menos 50% das questões em cada área de conhecimento do caderno de provas e no mínimo 37 (trinta e sete) pontos obtidos a partir da pontuação máxima possível da prova objetiva.

Para ser considerado habilitado para participar das demais etapas e fases da competição, além de atingir a pontuação pretendida na prova objetiva da 1ª etapa, o candidato ainda deverá ser classificado de acordo com a quantidade descrita no edital.

Veja o que foi cobrado:

Língua Portuguesa – 12 questões (peso 1.5)
Noções de Informática – 6 questões (peso 0.5)
Noções de Direito – 10 questões (peso 1)
Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões (peso 1)
Legislação Especial – 10 questões (peso 1.5)
Conhecimentos Específicos – 12 questões (peso 1.5).

Avaliação de capacidade física concurso Agepen CE

A Avaliação de Capacidade Física contou com três provas, conforme disposto a seguir:

  • a) Prova de salto em distância;
  • b) Prova de salto em altura;
  • c) Prova de corrida de 12 minutos.

A avaliação de capacidade física foi realizada e avaliada de acordo com idade e sexo do candidato(a).

Curso de Formação Profissional

Conforme a informação constante do anúncio de concurso, o Curso de Formação Profissional (CFP) teve a duração não inferior a 200 horas e teve um conteúdo programático correspondente à Matriz Curricular Nacional de Formação em Serviços Prisionais do Serviço Penitenciário Nacional — DEPEN.

Durante a duração do curso de formação, o candidato inscrito tem direito a um subsídio igual a 50% do salário base de Referência I para o cargo de Agente Penitenciário.

Os candidatos realizaram uma prova objetiva durante o CPF com 70 pontos e um máximo de 70 pontos. Para admissão, era necessário atingir 60% da nota geral esperada, ou seja, 42 pontos.

Lotação das vagas

  • 1. Região metropolitana de Fortaleza;
  • 2. Litoral Oeste;
  • 3. Sobral/Ibiapaba;
  • 4. Sertão dos Inhamuns;
  • 5. Sertão Central;
  • 6. Baturité;
  • 7. Litoral Leste/Jaguaribe;
  • 8. Cariri/Centro Sul.

Quantitativo de inscritos no último certame

O concurso contou, ao todo, com 76.906 inscritos, gerando uma concorrência de aproximadamente 761 candidatos por vaga. Desse total, cerca de 15 mil candidatos faltaram a prova. Veja o último edital.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.