Funil de vendas – Tudo o que precisa saber sobre

Se você ainda não sabe o que é o funil de vendas e quais são as fases dele, aqui nesse post irei falar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

Aqui irei dar detalhes sobre o tema e claro, aproveitarei o momento para tirar uma dúvida muito grande dos iniciantes em marketing.

Boa leitura!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um modelo de estratégia que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato dele com a sua empresa até o momento em que ele fecha o negócio.

Para isso ele é formado por um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar o suporte à jornada de compra que vem em seguida.

Portanto, o funil de vendas estão diretamente ligadas às fases da jornada de compra, mas vamos falar algumas coisas delas abaixo.

O que diferencia o funil de vendas e a jornada de compras?

É comum as pessoas estarem iniciando e confundido com a jornada de compras e o funil de vendas.

Isso acontece porque as definições são bem parecidas, porém, o foco deles estão em estratégias diferentes.

Enquanto o funil de vendas é utilizado para acompanhar o cliente, a jornada de compras pode ser definida como o caminho que o cliente vai percorrer.

Ou seja, se ele vai realizar alguma pesquisa para chegar a sua empresa, até o momento da venda.

Quais são as fases do funil de vendas?

– Topo do funil:

A primeira parte e mais larga do funil e onde está a maior parte dos leads.

É justamente aqui em que a pessoa começar a entender uma necessidade, só que ele ainda não entende que a solução desse problema pode ser a empresa x ou y.

Assim, o visitante pode acabar indo para o seu site e começa a consumir os conteúdos disponíveis, despertando o interesse sobre a empresa.

Portanto, você deve aqui divulgar conteúdos que sejam para educar os seus visitantes de alguma maneira.

Isso pode acontecer em formas de ebooks, vídeos e textos.

Depois desse primeiro contato, o visitante se torna um lead e o funil começa a se afunilar um pouco mais.

Ou seja, o lead vai começar a ter uma noção mais concreta sobre a empresa, ele sente que tem um problema e entra em contato para entender mais sobre a solução.

– Meio de Funil:

Na fase do meio do funil, a lead aqui já entende que ela tem uma dor e que algo precisa ser feito para resolver.

Aqui é preciso nutrir ainda mais esse cliente em potencial com informações detalhadas e relevantes, já que aqui ele está no afunilamento do funil.

Portanto, o cliente vai precisar de mais detalhes para então ser convencido que você tem a solução para a dor dele.

O legal é que você também vai ter mais informações sobre os clientes podendo trabalhar melhor as estratégias de atração e nutrição de leads e aumentar a sua base de dados.

Aqui também as dúvidas podem acabar surgindo e conforme elas forem resolvidas, o lead fica mais propenso a descer o funil.

– Fundo de Funil:

Por fim, temos o fundo de funil que entra a fase final da venda, o momento em que todos os esforços estão concentrados em fazer com que o cliente feche o negócio.

Essa fase tende a durar menos do que as outras, visto que as pessoas que chegam aqui não precisa mais ser convencido sobre a solução.

Ou seja, essa é uma etapa que é realmente reservada para negociar e pesar os prós e também contras da solução que você tem para ele.

Assim, todas as suas ações e estratégias precisam estar focadas em criar um senso de urgência no cliente.

Além disso, é muito comum propor um teste ou amostra para que o cliente tenha uma pequena noção de como aquilo pode ajudar.

Assim, o fundo do funil é o momento em que o cliente já conhece o problema e a solução e é possível fazer contatos mais diretivos, com ofertas para fechar uma proposta ou comprar um produto.

Depois desse post, espero que você tenha tudo o que precisa para compreender melhor o que é o funil de vendas e como ele pode te ajudar na hora de conquistar novos clientes.

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.