INSS e o FIM DA CONTRIBUIÇÃO ÚNICA: descubra as MUDANÇAS no sistema de cálculo

INSS e o FIM DA CONTRIBUIÇÃO ÚNICA: descubra as MUDANÇAS no sistema de cálculo

INSS e o FIM DA CONTRIBUIÇÃO ÚNICA: descubra as MUDANÇAS no sistema de cálculo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está fazendo ajustes no simulador previdenciário para descartar uma regra de cálculo mais vantajosa em decorrência da reforma previdenciária.

A exclusão da regra é exigida pela Lei 14.331, que entrou em vigor em maio deste ano. O texto da lei revoga a regra que trazia mais benefícios aos segurados. Entender!

Contribuição individual INSS

Para quem não lembra, a contribuição individual INSS foi incluída no cálculo previdenciário da reforma previdenciária do INSS em novembro de 2019.

Normalmente, os beneficiários do INSS tiveram a opção de descartar todas as contribuições e utilizar apenas uma contribuição de maior valor em seu salário médio para aumentar sua pensão.

Para essa regra mais benéfica o uso, no entanto, exigia um mínimo de 180 recolhimentos ao INSS, que é o período mínimo de contribuição para a aposentadoria, e o não uso que era descartado em outro regime.

INSS confirma que o simulador está offline

Em nota, o INSS confirmou que o simulador oficial está temporariamente indisponível até que o sistema seja adaptado às mudanças legais introduzidas pela Lei 14.331/2022, que regulamenta a Lei 8.213/1991 alterada, com novos parâmetros de cálculo do valor.

Além disso, a autossuficiência ressalta que o cálculo do salário médio só está disponível para quem está cinco anos após o pedido de aposentadoria do INSS.

Também é importante destacar que o simulador do INSS recebe dicas do instituto e dos advogados para aplicar o cálculo da aposentadoria média. Isso porque essa operação não é fácil e o trabalhador pode usar o simulador Meu INSS para chegar ao número aproximado.

Como o simulador está atualmente offline, os advogados estão orientando os segurados a procurarem um especialista para calcular e planejar o melhor plano de aposentadoria para o empregado.

Por fim, cabe destacar que o INSS atualmente indica que a Dataprev realizou diversas intervenções para melhorar o desempenho do Meu INSS.

Até o momento não há prazo definido até que o simulador do INSS volte a funcionar.

Acesse a declaração do INSS

Os beneficiários do INSS podem visualizar os valores do INSS além dos descontos salariais.

Os segurados podem consultar o extrato que pode ser feito da seguinte forma:

  • Entre na plataforma Meu INSS, ou acesse o aplicativo de celular disponível para Android e iOS;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço que você quer no caso “Extrato”;
  • Clique em “Baixar PDF”.

Demais canais de atendimento do INSS

  • Central Telefônica 135
  • Tempo estimado de espera para atendimento Até 5 minuto(s)

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.