
O outono de 2022 começou neste domingo, dia 20, no hemisfério sul e continua até 21 de junho. Como diz a música, “a estação é constantemente a mesma, as folhas caem no pátio”, assim como a temperatura,
o que dá alívio ao calor das últimas semanas. Na mais importante cidade de São Paulo, o dia começou com termômetros que variam entre 18 ºC e 21 ºC, no que a previsão para os dias seguintes
é de que o frio aumentará tanto no estado como no território, com eventuais chuvas.

De acordo com o Centro de Gestão de Emergências Climáticas do Município de São Paulo (CGE), os dias seguintes prometem trazer ainda mais frio, amenizando o calor das últimas semanas. A frente fria do domingo deve manter a temperatura entre um mínimo de 16 ºC e um máximo de 22 ºC até terça-feira 22.
Faltando 11 dias para o final do mês, março já registrou um volume de chuvas de mais de 221 milímetros, um aumento de 26,1% sobre a média histórica do lapso, que é de 175,2 milímetros. De acordo com a CGE, porém, o tempo neste domingo permanecerá instável, mas com chuvas fracas e chuvisco, sem grandes precipitações. No estado, as chuvas mais fortes estão previstas para o litoral paulista e para a Baixada Santista. Na região costeira, os ventos úmidos soprando do oceano causarão uma leve sensação de frio durante as primeiras horas da manhã e a segunda-feira deverá amanhecer com céu nublado e chuvisco, que se estenderá até o dia seguinte.

A estação de transição entre o verão e o inverno também fará baixar a temperatura no resto do país, especialmente em outros estados do sudeste e do sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que as temperaturas máximas neste domingo não ultrapassem 18ºC em Curitiba, 22ºC em Porto Alegre e 23ºC em Florianópolis. Há ainda a probabilidade de geadas fracas nas montanhas do Rio Enorme do Sul e Santa Catarina durante toda a madrugada.
As chuvas persistirão na região serrana do Fluxo de Água de Janeiro e em alguma forma da área da Mata de Minas Gerais até a tarde de segunda-feira. Durante todo o outono, as chuvas também continuarão no norte e nordeste, especialmente se o sistema atmosférico denominado Região de Convergência Intertropical (ZCIT) persistir. Os dias de chuva predominarão até junho, especialmente no Pará e no Amazonas.

O centro-oeste do país deve manter a temperatura média e a pluviosidade da estação, com exceção do Mato Grosso, onde se espera que as chuvas sejam mais comuns durante todo o mês de abril. Entretanto, a partir do mês seguinte, a área entra em clima seco, com termômetros mais altos do que o desejado para a estação.