A principal teoria científica da dieta low carb por trás da abordagem de baixo carboidrato é conhecida como hipótese carboidrato-insulina. Esta teoria foi amplamente promovida por cientistas, incluindo Gary Taubes. De acordo com essa teoria, comer muito carboidrato faz com que o corpo libere muita insulina.
A insulina é um hormônio que aumenta a gordura e suprime a queima de calorias. Portanto, comer mais carboidratos do que a quantidade necessária leva a um aumento do risco de ganho de peso.
Uma dieta baixa em carboidratos é uma ótima maneira de reduzir o peso e fazer mudanças físicas. Estudos mostraram que as pessoas que seguem uma dieta baixa em carboidratos têm menos apetite e são mais propensas a perder peso do que aquelas que não o fazem.
Além disso, a perda de peso ajuda as pessoas em risco de desenvolver diabetes tipo II. Esta condição é causada por um mau funcionamento na produção e resposta de insulina do corpo. Como resultado, uma dieta baixa em carboidratos pode ajudar a restaurar o equilíbrio entre oferta e demanda de insulina no corpo.
A dieta baixa em carboidratos é uma maneira fantástica de perder peso
Normalmente, apenas 20 a 50 gramas de carboidratos por dia são permitidos, mas a quantidade de carboidratos que você come é baixa.
Quando isso acontece, seu corpo armazenará o excesso de gordura na região abdominal e a queimará para obter energia. Além disso, diminuirá os níveis de insulina no fígado, que é responsável pela inflamação e doença no corpo. Os benefícios da dieta low carb são inúmeros, mas alguns estudos ainda são inconclusivos.
A dieta baixa em carboidratos é uma boa maneira de perder peso e desencadear outras mudanças físicas desejáveis
Não só ajuda a perder peso, mas também pode prevenir ou curar a diabetes tipo II. Por esse motivo, a dieta baixa em carboidratos deve ser seguida por um período de tempo.
A longo prazo, esta dieta pode melhorar seus níveis de açúcar no sangue. Depois de perder o excesso de gordura, seus níveis de glicose no sangue se estabilizarão e você não precisará tomar nenhum medicamento para diabetes tipo II.
Em geral, a dieta baixa em carboidratos é eficaz para perda de peso. Inicialmente, baseava-se em biologia simples: muito açúcar no corpo desencadeia a liberação de insulina. Este hormônio retarda o metabolismo e aumenta a fome.
Vamos aprender a fazer um delicioso pão low carb?
Ingredientes que você vai precisar
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó
- óleo de coco para untar a forma
- 1/4 de xícara de farinha de amêndoas para enfarinhar a forma
- 6 ovos
- 2 xícaras de farinha de amêndoas
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 6 colheres (sopa) de água
- 6 colheres (sopa) de creme de leite sem soro
- pimenta-do-reino a gosto
Como fazer?
- Num liquidificador, misturar os ovos, a farinha de amêndoa, o queijo parmesão ralado, a água, e o creme de leite sem soro.
- Misture tudo muito bem até obter uma massa homogénea.
- Abra o misturador e adicione a pimenta preta e o fermento em pó.
- Misturar um pouco mais para misturar.
- Unte uma assadeira com óleo de coco e polvilhe com farinha de amêndoa.
- Verter a massa e cozer em forno pré-aquecido (180° C) durante 30 minutos.