Pix parcelado vale a pena? Confira

Pix parcelado vale a pena? Confira

O Pix, uma ferramenta de transferência de dinheiro instantânea e gratuita, conquistou os brasileiros, comprovando que cerca de 104 milhões de pessoas fizeram pelo menos um pagamento por meio dele em seu primeiro ano.

Embora o banco central ainda não tenha introduzido o modelo Pix Garantido, algumas instituições financeiras já oferecem parcelamento de crédito para seus clientes.

Bancos que oferecem o Pix parcelado

O Pix Parcelado tem sido elogiado pelos especialistas que acreditam
que a ferramenta facilitará as opções de parcelamento de compras,
diminuindo o uso do cartão de crédito, que possui uma taxa de juros maior.

O cliente do Banco Santander pode parcelar em até 24 vezes o valor do Pix, com débitos mensais automáticos e juros a partir de 2,09% ao mês.

No PicPay e no banco digital do Bradesco, Digio, é possível que o usuário converta o saldo do cartão de crédito em Pix, sendo que os valores são sujeitos às regras e aos juros do cartão. No Mercado Pago, o juro é estabelecido conforme o histórico do cliente, começando a partir de 2,5% ao mês.

Os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil ainda não oferecem essa modalidade do Pix.

Cuidado com os juros

Especialistas alertam que é preciso ter cuidado ao usar o novo modelo, pois pode dar a ilusão de recursos, mas ao usá-lo terá que incorrer nos juros das parcelas, além das cobranças automáticas, você pode até comprometer os pagamentos do Cheque Especial, que vai gerar mais interesse.

Embora as transações realizadas via Pix parcelado não pareçam, elas são uma espécie de dívida, assim como o cartão de crédito. A diferença é que a modalidade é totalmente digital, que é um formato em que as pessoas ainda não estão muito habituadas.

Pensando nisso, é melhor o usuário considerar o Pix parcelado como um cartão de crédito, onde o melhor a se fazer é optar por poucas parcelas e que se adequem ao seu orçamento.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.