O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) continua sua tarefa de efetuar os adiantamentos do 13º salário. Segundo a agência, a liberação será para mais de 31 milhões de aposentados, aposentados e demais beneficiários.
Primeiro, é importante destacar que o calendário informa que ocorreu a conclusão da primeira parte dos pagamentos na sexta-feira (06).
De qualquer forma, a transferência final será para os cidadãos que auferem um salário mínimo e tenham um valor final de desempenho de 0. O valor final de referência é 5 e também 0. Pessoas que se enquadram nestes descrições podem mudar a quantidade agora.
É importante lembrar que o Governo depositou agora apenas a primeira parcela da 13ª parcela do INSS. Agora, as pessoas físicas recebem exatamente 50% do valor de seus serviços. A previsão é que a segunda liberação seja depositada nos institutos na próxima rodada de recolhimento, que ocorrerá entre os meses de maio e junho.
Para a segunda rodada, o INSS planeja aplicar abatimentos no imposto de renda. Dessa forma, as pessoas que tiverem que declarar o valor receberão um pouco menos em relação a essa primeira parcela. De qualquer forma, nada muda no processo de movimentação.
Tanto na primeira quanto na segunda parcela, o usuário pode movimentar o dinheiro adiantado da mesma forma que sua performance. De acordo com o governo federal, o valor é depositado na mesma conta todos os meses, na mesma data e da mesma forma que o cidadão está acostumado.
INSS: Antecipação do 13º salário
Primeiro, aposentados, aposentados e demais beneficiários do INSS receberam a antecipação do 13º salário desde 25 de abril. O governo estabeleceu dois cronogramas de pagamento. Um para quem ganha um salário mínimo e outro para quem ganha mais.
O governo federal assinou o decreto em março antecipando o 13º salário em um programa popularizado como pacote de favores. Não é a primeira vez que o Planalto decide fazer a antecipação.
Em 2020 e 2021, o governo também adiantou o pagamento do 13º salário do primeiro semestre. Em condições normais, o lançamento do add-on costuma ocorrer apenas entre os meses de novembro e dezembro.
Quem Recebe
Segundo o governo federal, aposentados, aposentados e demais beneficiários do INSS podem receber o 13º salário adiantado. Por exemplo, as pessoas que fazem parte do auxílio-doença e auxílio-integração estão incluídas no grupo.
O INSS informa que pouco mais de 60% de todos os seus segurados recebem um salário mínimo em seus benefícios. De acordo com a última atualização do governo federal, em 2022 eles receberão R$ 1.212.
Quem receber mais de um salário mínimo no INSS também terá o 13º salário adiantado. A lógica é a mesma. Você ganha 50% na primeira parcela e os outros 50% com desconto de imposto de renda na segunda parcela.