Tipos de ações – O que é e quais são os seus tipos

Dentro da bolsa de valores existem tipos de ações e para que você possa entrar no mercado financeiro, é interessante que saiba quais são elas e quais se encaixam melhor no seu perfil.

Portanto, se você quer entrar na Bolsa de valores com o pé direito, fique comigo até o final, pois, falarei tudo o que você precisa saber sobre.

Boa leitura!

O que é uma ação?

As ações são uma fração de uma empresa ou mesmo de uma sociedade anônima.

Nesse caso, as empresas disponibilizam uma fração do seu negócio para poder arrecadar dinheiro para si mesma e, assim, valorizar e expandir seu negócio.

Além disso, muitas pessoas decidem se tornar companhias de capital aberto e assim, ofertam as suas ações na Bolsa de Valores.

Óbvio que não é tão simples fazer isso, já que a empresa precisa passar por um processo bem rigoroso de abertura de capital e somente depois a empresa passa para as primeiras vendas.

Claro que nem toda ação que é lançada na bolsa de valores é interessante para comprar.

Para tomar essa decisão você precisa estudar todos os prós e contras em relação à empresa que está lançando as ações, para compreender se esse é um bom negócio.

Quais são os tipos de ações que existem?

De um modo mais genérico existem dois tipos de ações, as ordinárias e preferenciais, vou falar sobre elas abaixo:

– Ações ordinárias (ON):

Entre os tipos de ações que já existem, essa é a ação que vai garantir o direito ao voto e uma participação nas decisões da empresa.

Além disso, é importante lembrar que a diferença que essa participação faz na administração da empresa depende da quantidade de ações ordinárias que um investidor possui.

Portanto, quanto mais ações ordinárias, mais poder de voto você vai ter na hora de votar na assembleia.

Logo, os grandes acionistas conseguem influenciar mais os rumos do negócio do que os pequenos investidores.

– Ações preferenciais (PN):

Já as ações preferencias, como você mesmo viu, dão preferência no recebimento de valores como distribuição de lucros.

Portanto, um acionista aqui vai receber dividendos e outras compensações, como os juros, primeiro do que as pessoas que têm ações ordinárias dentro dessa mesma empresa.

Quais são os tipos de ações que pagam os melhores dividendos?

– Ações blue chip:

Um dos tipos de ações que são mais conhecidos e buscados pelos investidores na Bolsa de valores é a Blue Chips.

Essa não é uma classificação não é oficial, entretanto, é muito utilizado para poder caracterizar ações com grande negociação na Bolsa e assim, maior valor de mercado.

Além disso, elas são muito valorizadas por quem investe, essas ações têm alta liquidez e são sempre mais simples de venderem, pois, não é tão difícil encontrar alguém que queira comprá-las.

Algumas das blue chips da Bolsa são ações da:

  • Petrobras;
  • Vale;
  • Ambev.

– Mid Caps:

As mid caps são as ações intermediarias no mercado, ou seja, algumas oferecem uma grande liquidez, enquanto outras nem tanto.

Por oferecerem muitas vezes um grande potencial de valorização até que os blue chips, eles chamam muito a atenção de alguns investidores.

Entretanto, é preciso ir com muito cuidado, pois nem todas as mid caps oferecem essas oportunidades.

– Small Caps:

Por fim, temos a Small Caps.

Essas são as ações de empresas com menor capitalização, entretanto, está longe de ser considerado algo ruim, já que por serem muito baratas, as ações, esse tipo de ação pode gerar uma rentabilidade maior.

Entretanto, assim como mencionei anteriormente, nem sempre comprar uma ação muito barata é sinônimo de bons resultados.

Portanto, realizar uma análise sobre uma ação antes de comprá-lo, pois, existem o risco de não conseguir vende-la depois.

Assim, é essencial tomar muito cuidado.

Depois desse post, espero que você tenha tudo o que precisa para começar a investir na bolsa de valores a partir do conhecimento dos tipos de ações.

Claro, essa não é a única coisa que define um bom investidor, mas, certamente é um ótimo começo para o iniciante.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e te espero no meu próximo post.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.