Vale-gás poderá aumentar de valor no próximo mês? Saiba como

Vale-gás poderá aumentar de valor no próximo mês? Saiba como

De acordo com o governo federal, os vales federais de gás não serão pagos em maio, mas serão pagos novamente a partir de junho

Os vales federais de gás serão pagos novamente em junho próximo. O programa social criado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não tem valor definido. Segundo o Ministério da Cidadania, existe a possibilidade de aumento das transferências.

Ao contrário da maioria dos programas sociais, o vale-gás nacional não tem valor fixo mensal. Em regra, o Estado tem sempre de pagar pelo menos metade do preço médio de uma botija de gás de 13 kg. Por exemplo, em abril todos os usuários receberam R$ 51 em suas contas digitais.

Ainda não há estimativa dos valores para o mês de junho. Afinal, não há como saber qual será o preço médio da garrafa de gás naquele momento. De qualquer forma, o Governo Federal assume que o valor não sofrerá alterações significativas. Pode subir um pouco ou até cair um pouco em relação ao valor de abril.

No entanto, há outro ponto importante na história. Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que abre caminho para o aumento do valor do vale-gás nacional.

O texto ainda teria que passar pela Câmara dos Deputados e também pela sanção do presidente Bolsonaro para entrar em vigor. o crédito nacional de gás é maior no mês de junho. Até agora nada está confirmado. A ideia de que o projeto irá repassar pouco mais de R$ 50 para mais de 5 milhões de brasileiros continua válida.

Queda no número de usuários

Pela primeira vez desde o início dos pagamentos, o governo diminuiu o número de usuários do voucher nacional de gás. Entre as transferências de fevereiro e abril, cerca de 200 mil brasileiros deixaram de receber os benefícios.
O Ministério da Cidadania explicou que as causas dos cancelamentos variam, ou seja, cada suspensão tinha um motivo específico. No entanto, a maioria saiu da folha de pagamento por informações conflitantes.

Uma dica para evitar banimentos e cancelamentos é manter o CadÚnico atualizado com informações sempre verdadeiras. Assim, as chances de sair da folha de pagamento do programa diminuem gradativamente.

Vale-gás

O governo federal começou a pagar seu vale nacional de gás no final de dezembro do ano passado. Inicialmente, apenas pessoas residentes em estados atingidos pelas fortes chuvas poderiam receber o valor.

A partir de janeiro deste ano, estima-se que pouco mais de 5 milhões de brasileiros tenham entrado na folha de pagamento. Todos também fazem parte do Auxílio Brasil e acumulam os dois benefícios.

Não é necessário registro direto para o voucher nacional de gás. Como dito, basta manter o CadÚnico informado e aguardar que a Secretaria de Cidadania escolha seu nome sempre que surgir uma nova vaga.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.