Vale-gás poderá aumentar de valor no próximo mês? Saiba como

Vale-gás poderá aumentar de valor no próximo mês? Saiba como

Compartilhe este post:

De acordo com o governo federal, os vales federais de gás não serão pagos em maio, mas serão pagos novamente a partir de junho

Os vales federais de gás serão pagos novamente em junho próximo. O programa social criado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não tem valor definido. Segundo o Ministério da Cidadania, existe a possibilidade de aumento das transferências.

Ao contrário da maioria dos programas sociais, o vale-gás nacional não tem valor fixo mensal. Em regra, o Estado tem sempre de pagar pelo menos metade do preço médio de uma botija de gás de 13 kg. Por exemplo, em abril todos os usuários receberam R$ 51 em suas contas digitais.

Ainda não há estimativa dos valores para o mês de junho. Afinal, não há como saber qual será o preço médio da garrafa de gás naquele momento. De qualquer forma, o Governo Federal assume que o valor não sofrerá alterações significativas. Pode subir um pouco ou até cair um pouco em relação ao valor de abril.

No entanto, há outro ponto importante na história. Recentemente, o Senado Federal aprovou um projeto de lei que abre caminho para o aumento do valor do vale-gás nacional.

O texto ainda teria que passar pela Câmara dos Deputados e também pela sanção do presidente Bolsonaro para entrar em vigor. o crédito nacional de gás é maior no mês de junho. Até agora nada está confirmado. A ideia de que o projeto irá repassar pouco mais de R$ 50 para mais de 5 milhões de brasileiros continua válida.

Queda no número de usuários

Pela primeira vez desde o início dos pagamentos, o governo diminuiu o número de usuários do voucher nacional de gás. Entre as transferências de fevereiro e abril, cerca de 200 mil brasileiros deixaram de receber os benefícios.
O Ministério da Cidadania explicou que as causas dos cancelamentos variam, ou seja, cada suspensão tinha um motivo específico. No entanto, a maioria saiu da folha de pagamento por informações conflitantes.

Uma dica para evitar banimentos e cancelamentos é manter o CadÚnico atualizado com informações sempre verdadeiras. Assim, as chances de sair da folha de pagamento do programa diminuem gradativamente.

Vale-gás

O governo federal começou a pagar seu vale nacional de gás no final de dezembro do ano passado. Inicialmente, apenas pessoas residentes em estados atingidos pelas fortes chuvas poderiam receber o valor.

A partir de janeiro deste ano, estima-se que pouco mais de 5 milhões de brasileiros tenham entrado na folha de pagamento. Todos também fazem parte do Auxílio Brasil e acumulam os dois benefícios.

Não é necessário registro direto para o voucher nacional de gás. Como dito, basta manter o CadÚnico informado e aguardar que a Secretaria de Cidadania escolha seu nome sempre que surgir uma nova vaga.

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.