Você cometeu um erro ao fazer um PIX? Saiba o que fazer

Você cometeu um erro ao fazer um PIX? Saiba o que fazer

Enviar dinheiro acidentalmente através do Pix cria uma situação embaraçosa. Por ser uma transação instantânea, não é possível cancelar a transferência do dinheiro antes que ele chegue à conta do destinatário.

Ao contrário de outros métodos de entrega, como, por exemplo, B. TED e DOC, no período em que a operação deva entrar em vigor, é possível interromper a transferência de valores. No entanto, conforme o Banco Central (BC), também é possível cancelar um Pix antes da confirmação do pagamento.

Isso deve ser caracterizado em sua totalidade como uma renúncia e não um cancelamento em si. Portanto, a recomendação do BC é negociar com a pessoa que acidentalmente recebeu o dinheiro.

Para isso, basta identificar as informações da pessoa no comprovante de transferência e solicitar o reembolso. Alguns bancos têm suporte para Pix, um botão de reembolso, para facilitar as devoluções.

No entanto, o pagador deve continuar a contar com a boa vontade da pessoa que recebeu indevidamente os montantes. Nesse caso, a pessoa que recebeu o valor incorreto deve manter o dinheiro para devolvê-lo.

Se você receber um valor incorreto, você tem a obrigação de reservar esse dinheiro e responder dentro de um prazo razoável espere a pessoa verificar para você. Se o valor for muito alto, a Receita provavelmente vai persegui-lo, mas o usuário pode obter uma explicação do banco e até da pessoa que o desviou para justificar a transação com o imposto de renda, explicou o sócio do distrito fiscal Siqueira Castro Advogados, Gabriela Miziara Jajah.

Saques usando PIX de caixas eletrônicos agora são possíveis

A retirada do PIX foi uma das novidades anunciadas pelo Banco Central, órgão responsável pela gestão do sistema de pagamento instantâneo.

Com a possibilidade de sacar o PIX, o cidadão pode sacar o dinheiro em qualquer terminal que ofereça o serviço, como caixas eletrônicos de qualquer banco. Para realizar esta operação, a empresa responsável pelo terminal só precisa ativar esta opção para seus clientes.

Saiba mais sobre o sistema de pagamento instantâneo

Segundo o banco central, hoje, pouco mais de um ano após o lançamento do PIX, o sistema tem um recorde de mais de 400 milhões de chaves no Brasil. De fato, no início de março de 2021, o PIX quebrou um novo recorde operacional diário ao atingir a marca de 58,5 milhões de transferências.

Além disso, o PIX Saque e o PIX Thing também foram lançados recentemente. A primeira permite que as pessoas retirem dinheiro em estabelecimentos comerciais autorizados a utilizar o serviço. A segunda permite que os estabelecimentos utilizem o sistema PIX para dar troco aos seus clientes.

Compartilhe este post:

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.